Minhas experiências com estágio

estágio

    Olá meus Arq. Guerreiros!

    Esse mês  faz dois anos que ocupo minhas manhãs sendo estagiária então resolvi vim aqui contar um pouquinho de como foi a experiencia nos dois estágios que passei nesse tempo. O primeiro estágio eu peguei logo que entrei no 3º período e era num escritório relativamente pequeno onde era feito mais interiores, casas e alguns edifícios, confesso que entrei la sabendo usar muito mais o Sketchup do que o AutoCad e era o que eles procuravam, dos 6 meses que fiquei lá aprendi muita coisa que não aprenderia na faculdade e comecei a compreender que aquilo me ajudaria muito, dentre as coisas que aprendi foi renderizar, e a distinguir certos tipos de revestimentos. Mas agora você me pergunta, como que consegui um estágio sem saber muita coisa? Enviei pra eles o meu curriculum vitae e alguns trabalhos da faculdade, depois de alguns dias surgiu a oportunidade de uma entrevista e lá estava eu no outro dia no primeiro dia de trabalho da minha vida! (haha). Houve muita dificuldade de adaptação quanto aos horários mas hoje vejo que eles me deram uma boa oportunidade de me inserir no mercado e então eu consegui concorrer a uma vaga melhor.

     Depois de 6 meses e já adaptada a rotina resolvi expandir e tentar outras vagas de estágio, até que apareceu o estágio que estou até hoje. Agora em um escritório maior lá fazemos basicamente restaurantes, estabelecimentos comerciais, algumas casas e edifícios. Desde que entrei lá já fiz muita coisa bem diferente, aprendi a usar bem mais o AutoCad e agora eu e ele temos uma relação de amor e ódio (hehe). Também já fui em algumas obras ajudar a arquiteta a medir, e sim eu ADORO isso! Pois faz você ter mais noção do espaço com que está trabalhando. Lá pegamos os projetos muitas vezes do início, passando por todas as plantas baixas básicas de iluminação, pontos, piso, até o detalhamento dos móveis o que faz a gente ter uma pequena sensação de que o projeto é meio nosso e ter um certo orgulhinho de o ver pronto.

     Eu sou uma pessoa que acredito que todos que estão na faculdade deveriam ter um estágio pois faz a pessoa sentir aquela pressão do dia a dia do cliente cobrando, e isso faz você sair daquela utopia que a faculdade nos coloca. Toda vez que vejo como é a vida das arquitetas com que trabalhei, mais ainda eu quero essa vida pra mim. *-*

     E para quem está querendo um estágio tem algumas dicas a se seguir: primeiro não é fácil de conseguir, tem que mandar Curriculum para todas as vagas que encontrar, até mesmo para aquelas que você não se enquadra dos requisitos apenas para a empresa ficar sabendo da sua “existência”. Outra coisa, não seja muito exigente no primeiro estágio, pegue o que for possível e depois outras portas surgirão. De preferencia se você já tiver alguns 3Ds legais ou uns renders sugiro que faça um portfólio que isso facilita bastante na hora do arquiteto visualizar a qualidade dos seus trabalhos.

Bom estágio a todos!

2 thoughts on “Minhas experiências com estágio

  1. Parabéns pela volta do blog!
    Eu que jah fiz A&U na PUC imagino q vc nao deva ter tempo durante as aulas.
    Pois eh no momento eu trabalho como cadista em orgao publico e sendo um lugar que tem todo tipo de projeto tenho nocao de como eh importante estágio pra pessoa aprender o minimo dos vários tipos de projeto.
    A dica que eu daria eh bem simples. Anotar e memorizar todo nome de escritório de A&U e prjetos em geral que você passar em frente, ver em revistas que é de curitiba, etc. Aí você pelo nome descobre o site e no site descobre o email ou usa o “trabalhe conosco”. O negócio é na tentativa mesmo!

    • Obrigada Ivan!
      Esse ano a meta é continuar regularmente com o blog, o terceiro ano foi o pior de todos e espero que esse ano seja um pouco mais calmo hehe
      Adorei sua ideia, estou a procura de um novo estágio e colocarei essa tática em prática, tomara que de certo! :)
      Valeu mesmo *.*

Deixe uma Resposta

