Arquiteto da Semana: Norman Foster

norman foster    Com a parceria que fiz com o ArquiDoidera agora toda semana escrevo e estudo sobre um arquiteto diferente e nada melhor do que vir aqui e compartilhar com vocês no Arq. Delícia esse conhecimento, vamos aprender um pouco sobre Norman Foster? 

  Nascido em 01 de Junho de 1935 região de Stockport numa família de origem humilde teve que abandonar os estudos aos 16 anos de idade para trabalhar em Manchester City, apesar de se destacar nas escolas em que estudou e demonstrar certo interesse pela arquitetura de grandes mestres como Le Corbusier e Mies van der Rohe. Anos mais tarde Foster com 21 anos entrou na Universidade de Manchester no curso de Arquitetura e Urbanismo, formando-se em 1961, e retornou ao Reino Unido em 1962 como um dos maiores arquitetos da Europa.

    Fundou a Foster and Partners na década de 60 que tem um estilo de arquitetura arrojada e concretiza obras e restaurações dos prédios pertencentes aos órgãos do governo dos mais diferentes países. Hoje, mesmo as 77 anos de idade seu criador representa 85% das ações e diz que não pretende se aposentar mesmo com uma fortuna avaliada em 300 e 500 milhões de libras esterlinas

     Norman Foster é conhecido mundialmente por projetar com certa ousadia os principais edifícios da Europa e da Ásia e se destaca também a sua preocupação com o meio ambiente.   Tem seu trabalho reconhecido principalmente através dos 190 prêmios que foi condecorado, por exemplo, em 1997 e 1999 pela Rainha Elizabeth foi elevado a condição de Barão do Tamisa por mudar a paisagem urbana na cidade de Londres, ganhou o Prêmio Stirling duas vezes, e em 1999 um Pritzker. Também ganhou mais de 50 concursos nacionais e internacionais.

       Seus projetos consistem em edifícios notáveis e inovadores, projetos paisagísticos que causam grande transformação nas mais diversas cidades, utilizando de uma tecnologia com conceitos conscientes e ecológicos. Entre seus projetos mais recentes estão a reconstrução do Reichstag em Berlin, Museu de Artes Plásticas de Boston e o Hong Kong International Airport  maior terminal de aeroporto do mundo.

Obras: 

City Hall – Londres 

City Hall – Londres

    Este edifício é a sede da Greater London Authority (GLA), está situado em Southwark na margem do rio Tamisa e foi inaugurado em Julho de 2002. A volumetria do edifício é derivado de uma esfera que inclina-se para o sul, onde as placas fotovoltaicas são voltadas,  protegendo naturalmente da luz solar direta e intensa.

Ponte de Millau 

Ponte de Millau

A Ponte de Millau é considerada a ponte mais alta do mundo e percorre uma distancia de mais de 2 quilômetros de ponta a ponta. Com 342 metros de mastro feito de concreto abaixo de sua base, sua estrutura é basicamente de aço com concreto armado. Possui oito trechos que são suportados por cabos apoiados por sete pilares de concreto armado, o peso total da pista é de 36 mil toneladas e sua extensão chega a 2.460 m sendo que sua largura é de 32 metros.

30 St Mary Axe – Londres

7350834

    O destaque desse arranha-céu é uso do design e da tecnologia para reduzir custo e o impacto ambiental, o consumo de energia é até 40% menor que outros edifícios. Um dos sistemas que colaboram para isso são os 5500 painéis de vidro que servem de paredes externas aproveitam o máximo da luz solar e abrem automaticamente, aumentando o sistema de condicionamento de ar natural de acordo com o vento e com o sol. O edifício possui 41 andares e atinge 180 metros de altura.

Fiz um resuminho de algumas obras dele mas que provavelmente vão ter seu post exclusivo e completinho para elas :D 

Anúncios

2 thoughts on “Arquiteto da Semana: Norman Foster

  1. Parabéns por mais esta pesquisa e muito mais por ter apresentado este ÍCONE da arquitetura do qual NORMAM FOSTER e uma verdadeira fonte de inspirações à todos que tem prazer na arquitetura limpa, pois esta sempre inovando nos trazendo um visual futurístico sem agredir bruscamente o meio ambiente forte abraços a todos…..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s