Apenas um desabafo…

tumblr_lrggk6HHnP1qf5re5o1_500_large

    Aconteceram algumas coisas ultimamente que me fizeram refletir sobre meu amor pela arquitetura, sobre o meu futuro na faculdade e o que eu ia fazer da vida agora. Tudo começou quando recebi a nota do projeto integrado, tiramos uma nota na média mas não o suficiente para me passar direto em Desenho de Observação II onde eu tinha tirado 6.2. Somando com o 7 minha média final fechou 6.6 e mesmo precisando tirar poucos pontos na prova final eu sabia de algum modo que estava reprovada. Mas não desanimei, sabia que a prova seria o desenho da biblioteca da PUC, portanto fiz vários desenhos antes.

    No dia da prova estava um calor de mais de 30º e tivemos que fazer os desenhos em condições subumanas , no calor e no sol… por mais que tivesse protetor solar, óculos escuros e chapéu o calor ainda estava insuportável  eu que tenho a pressão baixa quase passei mal, convenhamos fazer uma prova de desenho nessas condições pode não ser muito legal.

    A prova foi na segunda (10/12) e a nota sairia na quinta, data que eu estava com viajem marcada de volta para Videira, chegando aqui fui olhar a nota na sexta e vi que estava reprovada por apenas 4 décimos! Liguei imediatamente no SIGA para saber quanto tempo poderia recorrer, me disseram que era de 5 a 8 dias não me preocupei pois não teria que voltar imediatamente mas quando cheguei la para fazer o requerimento me disseram que era apenas 48 horas após a nota ter saído. Como ainda dava tempo, fiz o requerimento e esperei ser chamada para a revisão/reavaliação da prova que aconteceu na quinta feira….

    Porém não considero essa reavaliação certa pois não foi uma reavaliação, o professor não estava lá para ajudar, mas sim simplesmente para cuspir na sua cara todos os erros e como você não sabe desenhar. Me senti extremamente ofendida e humilhada com tudo o que tive que ouvir. Ouvi ironias da parte do professor quanto a eu chorar (pois estava muito nervosa e isso acontece quando eu choro)  ouvi coisas do tipo “aah que pena que não trouxe os lencinhos de papel hoje”, “com esse desenho você não passaria na federal” (Eu não quero passar na federal por isso estou na PUC) e vi que ele desconsidera totalmente tudo o que a pessoa faz durante o ano pois o que vale para ele é apenas aquele papel, aquele desenho que você pode ter feito ele num dia não muito bom, e numa situação inadequada.

    Eu admito que meu desenho não era digno de passar na federal, mas todo o esforço que tive durante o ano poderia ter sido considerado para esses 0,4 terem sido adicionados a minha para que não precisasse fazer mais 6 meses dessa matéria. A minha trajetória com o desenho não é de agora, já fiz um ano de aula com professor particular e mais um ano de aula no cursinho Positivo e eu não vou me conformar com isso. Não vou me conformar com as grosserias que tive que ouvir de um professor que não teria o direito nenhum de cobrar qualquer coisa da gente pois não nos foi ensinado, sua aula era basicamente isso: “olha aqui está um carro e agora vão lá fora e desenhem um carro” sem ao menos nos dar um caminho de como fazer, considero esse ano de desenho o mais improdutivo que tive.

Agora haverá uma banca com a coordenação do curso para discutir qual realmente será a minha nota pois não concordei com o que o professor falou. Não vou desistir do curso, estive prestes a ir la e cancelar a matricula e simplesmente voltar pra casa, mas eu sei que tenho coisas a fazer lá ainda e não vou deixar isso desanimar, se tiver que fazer de novo.. eu vou fazer porem com outro professor. Sei que muitos arquitetos foram rejeitados na faculdade e hoje tem seus legados deixados para serem estudados por todos os estudantes de arquitetura do mundo. Agora o sentimento que fica é de apenas dó daquelas pessoas que alimentam a sua felicidade com a tristeza dos outros pois aquele dia foram 3 “reavaliações” e as 3 meninas sairam chorando daquela sala, pois estavam diante de um ogro. Mas não vou deixar esse homem destruir meus sonhos por que é como minha mãe diz tudo o que você faz pras pessoas um dia volta pra você.

Anúncios

5 thoughts on “Apenas um desabafo…

  1. isso acontece com frequencia em várias escolas de arquitetura, inclusive a minha. esses problemas de nota é culpa exclusivamente dos métodos de ensino que precisamos nos submeter e não da arquitetura..não desista :)

  2. Nice post. I was checking constantly this blog and I’m impressed! Very helpful info particularly the last part :) I care for such information a lot. I was looking for this particular information for a very long time. Thank you and good luck.

  3. Ei ana eu também estudo na PUC no mesmo período que você, porém estudo pela manhã. Bem aconteceu exatamente a mesma coisa comigo peguei final por meio ponto e fiz um desenho bom merecia no min 4 porém como, como você mesma falou este prof é um ogro que vive da infelicidade alheia e me deu 2,5, fico tão revoltada quanto você, e apenas não pedi a reavaliação da prova pois estava na minha cidade que fica a 600 km de curitiba.
    Bom acredito sinceramente, que a PUC peca muito tendo prof como ele que não ajudam no crescimento do aluno e tratam estes de forma humilhante!
    boa sorte pra gente em mais um semestre de DO

    • Olá! fico bem triste que a mesma situação tenha se repetido com várias pessoas. Essas atitudes desse professor acaba desistimulando pra caramba eu estou realmente chateada e revoltada ainda com essa situação. Minha reavaliação com a banca ainda não aconteceu mas creio que não vai adiantar de nada então sei que a noite essa matéria é dada por outros professores então vou tentar entrar nessa turma, e vou fazer uma reclamação com o coordenador quanto a educação que o professor esqueceu em casa aquele dia (e sempre). Seria interessante que várias pessoas perdessem esse medo de ir la e explicar o que aconteceu para pelo menos ter uma esperança de que alguma coisa mude.
      Boa sorte pra gente que vai ter que aguentar tudo isso denovo mesmo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s