The Jubilee Church – Roma

Jubilee Church

 

    Pesquisando algumas capelas e igrejas para o projeto integrado, uma das que mais me chamou atenção foi essa que está situada a 6 milhas a leste de Roma e rodeada por edifícios residenciais, é uma igreja projetada por Richard Meier terminada em 25 de outubro de 2003 e conhecida como a Igreja de Deus Pais Misericordioso.

    Inicialmente foi promovida uma competição envolvendo arquitetos de renome internacional como Tadao Ando, ​​Frank Gehry, Peter Eisenman, Santiago Calatrava, Richard Meier e Behnisch Gunter, curiosamente, nenhum arquiteto italiano está entre os convidado, portanto Meier foi o primeiro arquiteto judeu para ter projetado uma igreja católica em Roma. Ele que é Americano vencedor do Prêmio Pritzker em 1984, o seu trabalho caracteriza-se por uma utilização racional da geometria, a clareza dos seus espaços, o uso de luz e excelente a utilização de branco como um símbolo de pureza, porque é uma cor que contém todos as outras.

The Jubilee Church

“A luz é a protagonista da nossa compreensão e leitura do espaço. Luz é o meio pelo qual somos capazes de experimentar o que chamamos de sagrado. Luz é a origem deste edifício … Na Igreja do Jubileu, os três conchas de concreto definir uma atmosfera envolvente em que a luz das clarabóias acima cria uma experiência luminosa espacial, e os raios de luz solar servir como uma metáfora mística da presença de Deus … ” (Richard Meier)

Jubilee Church

    “A capela é composta por três paredes curvas com formas de velas de um navio, que simboliza “as velas do navio em que o povo de Deus”. Três círculos de raio igual são três camadas, juntamente com a parede oposta está o corpo do navio. “O conjunto discretamente refere-se à Trindade”, diz Meier.

   O interior da igreja é tão impressionante quanto o seu exterior. A luz banha as paredes curvas do espaço, oferecendo a experiência em constante mudança para o visitante. Um prisma colocado na área do altar, e fenestrações utilizando planos inclinados para alcançar a iluminação indireta, lembrando o efeito da igreja de Notre Dame du Haut, Le Corbusier, que Meier é declarado admirador.
Na extremidade oposta, na entrada, encontra-se o corpo, montado sobre um outro prisma, em que as superfícies e arestas quebradas arquiteto para criar um volume alvo transparente virtual, que parece flutuar sobre a parede de mármore. A parede oposta é coberto com velas ripas de madeira, que fornece calor para o espaço.

   O mobiliário de formas simples e linguagem minimalista abstrato é integrado para a igreja. O altar, feito de mármore travertino, faz referência ao barco novamente.

The Jubilee Church

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